Manual de Cores Sítio de Petrópolis
FASE II
Observar o sítio preservado de Petrópolis tem sido uma tarefa à qual o grupo de pesquisa, memória, cultura e arquitetura na cidade tem se dedicado com prazer desde 2019. Nos últimos dois anos, estudamos o processo de preservação da cidade, e a evolução do conceito de sítios urbanos históricos no Brasil, uma evolução materializada na forma pensada para a proteção do sítio de Petrópolis.
Começamos este processo estudando as tipologias arquitetônicas que ajudam a formar o sítio e dão este caráter peculiar da cidade.
Posteriormente tentamos entender que tipo de elementos eram essenciais para que a leitura do conjunto continuasse a ser feita de forma completa. Ou, como nos pediam nossos parceiros do Escritório Técnico da Região Serrana - ETRS/IPHAN/RJ, elementos das quais não podíamos abrir mão nas tipologias encontradas.
Nos debruçamos sobre a evolução de estilos e tipologias da história da arquitetura do século XIX e XX materializada no sítio preservado. Entendemos que tipos de volumetria, telhados, revestimentos, ornamentos, davam corpo a esta arquitetura de contexto na cidade. Mas, faltava entender uma coisa: quais eram as cores que formavam a paleta deste sítio. Desta lacuna nasce o presente trabalho, um olhar inicial para a paleta
de cores do sítio de Petrópolis.
Como citar?
COSTA, Daniella Martins (coord.). Manual de cores – Petrópolis: estudo cromático do sítio urbano histórico: fase II. Rio de Janeiro: UFRJ, FAU, Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente; Niterói: UFF, EAU, Departamento de Arquitetura, 2023.
Disponível em: https://www.cidadememoria.com/manualdecores
Acesso em:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente
Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento de Arquitetura
Laboratório Cidade e Memória
20/11/2025